sábado, 26 de setembro de 2009

Dia Europeu das Línguas - 26 Setembro

Dia Europeu das Línguas, 26 de Setembro de 2009

www.coe.int/EDL

“Falar com outras pessoas na sua própria língua ajuda a ultrapassar barreiras linguísticas e culturais”, afirmou a coordenadora do Conselho da Europa para o Diálogo Intercultural, Gabriella Battaini-Dragoni, por ocasião da 9.ª edição do Dia Europeu das Línguas. “Aprender línguas estimula a nossa sensibilidade para culturas diferentes, podendo contribuir para nos distanciarmos e olharmos a nossa própria cultura de uma outra perspectiva.”

Battaini-Dragoni lembrou que o Livro Branco do Conselho da Europa para o Diálogo Intercultural ‘Viver juntos – iguais em dignidade’ sublinha a importância da aprendizagem de línguas como um meio de desenvolver a curiosidade e a abertura ao Outro, evitando os estereótipos e descobrindo como pode ser enriquecedora a interacção com os outros. A compreensão intercultural é a base para um diálogo profícuo.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído pelo Conselho da Europa em 2001, Ano Europeu das Línguas, para celebrar a diversidade linguística e cultural. Todos são convidados a participar nos eventos de celebração deste ano, a mobilizar as suas competências linguísticas e a ouvir com prazer as diferentes línguas utilizadas em seu redor. Para tal nem sequer é necessário viajar para fora do país; na sociedade globalizada de hoje, podemos encontrar outras línguas e culturas mesmo ao virar da esquina.

Informações e iniciativas acerca do Dia Europeu das Línguas disponíveis em: www.coe.int/EDL

Fonte: http://edl.ecml.at/Home/Portuguese/tabid/1963/language/en-GB/Default.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário