sexta-feira, 5 de junho de 2009

Centro Novas Oportunidades promove certificação de competências em língua mirandesa

O Centro Novas Oportunidades (CNO) do Campus Académico de Macedo de Cavaleiros organiza, no dia 9 de Junho, o 1º Júri de Certificação de Competências em Língua Mirandesa a nível nacional.

A iniciativa surge no âmbito do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, para certificar alunos adultos do CNO que utilizaram a língua mirandesa na elaboração dos Portefólios Reflexivos de Aprendizagem e que vão utilizar esta língua nas apresentações ao júri.

O mirandês é uma língua proveniente do latim que evoluiu a partir do asturo-leonês. É, actualmente, falada por cerca de 15 mil pessoas nos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso, alargando-se ainda a Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Bragança e outros locais com comunidades de naturais de Miranda.

A língua mirandesa é hoje disciplina facultativa em todas as escolas do concelho de Miranda do Douro, desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano. Para além dos cursos leccionados em algumas universidades são vários os estudos nacionais e internacionais desenvolvidos em torno do mirandês, existindo mesmo teses totalmente redigidas em língua mirandesa.

Fonte: http://www.ipiaget.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário